LIÇÃO XI-O RELACIONAMENTO ENTRE CRISTÃOS E A SOCIEDADE

23/03/2011 21:46

 

LIÇÃO XI

O RELACIONAMENTO ENTRE CRISTÃOS E A SOCIEDADE


 


 

Objetivo da lição: Perceber quais são as maneiras corretas de nos submetermos às autoridades e de nos relacionarmos com as pessoas, quer sejam salvas ou não


 


 


 

A- As autoridades civis devem ser respeitadas e obedecidas como representantes de Deus

Apesar de nem sempre fazerem o que é correto e benéfico à sociedade, toda espécie de liderança deve ser respeitada, uma vez que este tipo de relação foi instituída por Deus (Rm 13:1-2). Porém, a Palavra de Deus está acima disso, e deve ser obedecida, ainda que os líderes digam o contrário (At 5:27-29, 41-42). Como crentes devemos obedecer aos governantes, não apenas porque Deus assim lhes ordenou, mas também para que não soframos a punição que é dada aos que desobedecem (Rm 13:3-7).


 


 


 

B- Todos os crentes devem viver de forma a demonstrar que estão unidos ao Senhor Jesus

Os cristãos precisam ser bons exemplos em toda a sua conduta diante dos homens. A Bíblia declara que nós somos como cartas lidas pelas pessoas, ou seja, a Palavra refletida em ações e atitudes. Por isso, se, por exemplo, pedirmos dinheiro ou um objeto emprestado a alguém, devemos devolvê-lo da maneira e no tempo que prometemos (Rm 13:8-10).

Não devemos viver uma vida cristã desleixada e preguiçosa, agradando apenas a nós mesmos enquanto aguardamos nossa ida para o céu. Devemos estar acordados, ativos, alertas e sempre envolvidos em fazer a obra que Deus nos deu para realizar (Rm 13:11).

Agora que somos do Senhor, conhecemos a luz e andamos nela. Não somos mais ignorantes com relação ao conhecimento de Deus. Por isso, não podemos imitar os padrões mundanos daqueles que vivem em trevas (Rm 13:12; 12:1-2). Apesar de não estarmos lutando contra pessoas, temos inimigos. Por isso é necessário que nos revistamos com as “armas da luz”, que são as verdades da Palavra de Deus.

Mesmo que tenhamos aprendido sobre a nova posição que temos em Jesus, essas “armas” não nos protegerão contra nossos inimigos a não ser que verdadeiramente façamos uso delas. Além de conhecer a verdade, precisamos aplicá-la às nossas vidas recusando obedecer ao pecado e oferecendo nossas mentes e corpos a Deus (Rm 6:11-13; 13:13-14).

Estar vigilantes diante de qualquer armadilha que satanás tente usar para nos fazer cair e desagradar nosso Deus, é uma importante estratégia para trilharmos satisfatoriamente o caminho de santidade proposto pelo Senhor (Rm 13:14).


 


 


 

C- Os crentes devem aceitar uns aos outros, pois o Senhor os aceitou

Paulo disse que Deus aceitava tanto os que comiam quanto os que não comiam os alimentos que tinham sido proibidos no Velho Testamento. Deus também aceitava tanto aqueles que ainda o adoravam nos dias determinados pela Lei dada a Israel como aqueles que o adoravam em qualquer outro dia. Por isso eles também deviam aceitar uns aos outros, sem julgar ou condenar (Rm 14:1-4).

É importante que os crentes façam tudo como para o Senhor, porque todas as pessoas serão julgadas por Deus pelas suas obras (Rm 14:9-12), embora já aprendemos que jamais seremos condenados por nossos pecados, assim como jamais poderemos ser separados de Deus (Rm 5:1; 8:1).