LIÇÃO X-O RELACIONAMENTO ENTRE OS CRISTÃOS

23/03/2011 21:44

 

LIÇÃO X

O RELACIONAMENTO ENTRE OS CRISTÃOS


 


 


 

Objetivo da lição: Perceber o que Deus ordena com relação à maneira do crente se relacionar com os irmãos na fé e com àqueles que o maltratam


 


 


 


 

A- O amor de Deus deve ser demonstrado de maneira genuína a todas as pessoas

Como crentes no Senhor Jesus temos o dever de viver para fazer a vontade de Deus. Para isso, precisamos depender do espírito santo que em nós habita. Ele nos torna capazes de obedecer às coisas que o Senhor nos manda em sua Palavra. Um dos mandamentos de Deus é que amemos as pessoas. Esse amor deve ser sem fingimento, mas semelhante ao de Deus por nós, que nos amou mesmo quando ainda não o amávamos, e deus seu filho por nós, apesar de não termos nada para dar a ele em troca (Rm 12:9a).


 


 


 

B- Todo mal deve ser detestado

O que nos cabe como servos de Deus é rejeitar toda espécie de mal. Devemos dar as costas e não ter mais nada a ver com coisa alguma que Deus odeie, ou seja, tudo o que é mal e que possa causar danos a outras pessoas. Devemos nos apegar a tudo o que é bom e certo, e àquilo que será benéfico a outras pessoas (Rm 12:9b).

Todos nós pertencemos uns aos outros, pois temos um só Pai e iremos morar juntos, no mesmo lugar, com esse Pai. Por isso, devemos amar todos os filhos de Deus como irmãs e irmãos, e por causa deste amor nos respeitar, ouvir uns aos outros e estar dispostos a prender com nossos irmãos. Não devemos ser orgulhosos e nos acharmos auto-suficientes. Devemos reconhecer que precisamos uns dos outros e que podemos ser ensinados por outros irmãos e irmãs (Rm 12:10).


 


 


 

C- O trabalho cristão deve ser realizado diligentemente

Todos nós temos muitas atividades para realizar em nosso dia a dia. Porém, precisamos dar a importância devida ao trabalho do Senhor (Rm 12:11). Com relação a isso temos como exemplo o Senhor Jesus, que considerava como muito preciosa e importante a obra que Deus lhe havia confiado. É claro que isso não torna nossas demais responsabilidades como algo sem valor. Mas, o nosso trabalho em e para Deus resultará em muitas bençãos tanto para nós como para os outros.

Apesar das dificuldades que enfrentaremos em nossas vidas, precisamos manter o foco em Deus e em sua Palavra, buscando em oração o fortalecimento que precisamos (Rm 12:12).


 


 


 

D- Tratamento com os irmãos na fé e com aqueles que nos perseguem

Antes de nos convertermos vivíamos para nós mesmos e nossos desejos egoístas. Agora que fomos salvos devemos viver para Deus e para os outros. Se nossos irmãos estiverem passando por necessidades, é nosso dever supri-las. A maneira como agimos com as outras pessoas deve refletir à que gostaríamos que agissem conosco (Rm 12:13).

O amor que Deus depositou em nossos corações não deve ser compartilhado só com quem nos faz o bem. Todavia, precisamos amar mesmo àqueles que nos perseguem, pois foi este o tipo de amor com o qual Deus nos recebeu (Rm 12:14).

Além disso, precisamos cuidar para que as nossas preocupações e responsabilidades não nos impeçam de atentar para as lutas e problemas que os nossos irmãos enfrentam. É necessário que não somente saibamos o que eles têm vivido, como também sintamos o que eles sentem, chorando por suas dificuldades e sorrindo por suas vitórias. Só faremos isso se nos submetermos a Deus e permitirmos que o Espírito Santo controle nossas vidas (Rm 12:15-16).

Diante de afrontas e acusações que poderemos sofrer, nossa atitude deve ser a de confiar no Senhor e em sua justiça. Crendo que ele punirá como julgar melhor todos aqueles que fazem coisas ruins contra os outros. Não cabe a nós buscar vingança contra ninguém (Rm 12:17-21).


 


 


 

E- As coisas simples do cotidiano, bem como as pessoas humildes, devem ser amadas

Muitos de nós buscam ser amigos daqueles que têm influência na comunidade e desprezam os mais simples. Mas, Jesus, nosso maior exemplo, foi o mesmo para todos. Nós devemos fazer o mesmo, buscando ter relacionamento com as pessoas que o mundo considera sem valor (Rm 12:16b)