LIÇÃO VIII-A CERTEZA DE QUE DEUS GUARDA TODOS OS SEUS FILHOS

23/03/2011 21:37

 

LIÇÃO VIII

A CERTEZA DE QUE DEUS GUARDA TODOS OS SEUS FILHOS


 


 


 

Objetivo da lição: Garantir que Deus guarda todos os seus filhos, agora e eternamente


 


 


 

A- A posição presente e a esperança futura dos filhos de Deus

Todos aqueles em quem o Espírito Santo habita são filhos de Deus. O próprio Espírito Santo testifica em nosso espírito que realmente nascemos na família de Deus. Deus Pai agora nos aceita como filhos adultos, e além do amor e do respeito por ele, devemos viver como filhos maduros e responsáveis (Rm 8:14-16).

Se um homem tem fartura de bom alimento, uma boa casa e muitos bens, com quem ele vai repartir tudo isso? Com seus filhos. Da mesma forma, nosso pai celeste, que é muito rico, reparte tudo o que possui conosco, que somos seus filhos. Mas, será que isso significa que teremos tudo que quisermos aqui nesta vida? Não! Deus nos diz que podemos esperar sofrimentos porque estamos vivendo para o Senhor Jesus num mundo que está sob o domínio de satanás. Mas, quando ele nos levar para o céu, seremos como ele e participaremos com ele de todas as coisas (Rm 8:17). E diante do que viveremos com o Senhor na glória, todas as tribulações presentes se tornam tão pequenas e insignificantes (Rm 8:18). Nós e também a terra, seremos resgatados para sempre das coisas terríveis que vieram ao mundo por causa do pecado (Rm 8:19-22)

Devemos ansiar e esperar pacientemente pela vinda do Senhor Jesus e por tudo o que Deus nos tem dado (Rm 8:24-25). Podemos ter certeza de que isso acontecerá porque Deus assim o prometeu.


 


 


 

B- A certeza dos amáveis propósitos de Deus para seus filhos

Sabemos com absoluta certeza que nosso Pai prometeu usar todas as coisas que nos acontecem, quer boas ou más, para realizar seu plano e propósitos maravilhosos para a nossas vidas. Ele planejou transformar-nos para que fôssemos como seu filho Jesus. Para isso, ele usa tudo que ele mesmo permite acontecer conosco para nos ensinar, a fim de que, em todas as áreas, aprendamos a pensar, a falar e a agir como o Senhor Jesus (Rm 8:28-29). Os planos de deus nos conduzem a um futuro glorioso, no qual seremos como Cristo é.


 


 


 

C- A certeza de que Deus guarda seus filhos

O Senhor pode até permitir que situações tristes e difíceis nos aconteçam por um tempo aqui na terra, mas porque Deus está ao nosso lado, certamente nos conduzirá à vitória (Rm 8:31).

Deus nos deu o que tinha de melhor quando enviou o senhor Jesus para morrer em nosso lugar. Pelo fato dele ter dado a vida de seu próprio filho por nós, devemos crer que certamente nos dará tudo mais que precisarmos. Ele sabe o que é melhor para nós (Rm 8:32). Outra certeza que temos em Cristo é que ninguém pode acusar-nos e condenar-nos por nossos pecados. Deus, o Juiz de todos os pecadores, já nos perdoou e nos aceitos com justos através do Senhor Jesus (Rm 8:33).

Quando você estiver passando por alguma situação difícil, seja ela qual for, lembre-se que você não está só! Deus nos ajuda a superar cada problema e nos dá forças para seguirmos em frente por causa do seu grande amor para conosco (Rm 8:34-39)