LIÇÃO VII-AS DIFERENÇAS ENTRE QUEM NASCEU DE NOVO E OS QUE AINDA ESTÃO EM ADÃO

23/03/2011 21:28

 

LIÇÃO VII


 

AS DIFERENÇAS ENTRE QUEM NASCEU DE NOVO E OS QUE AINDA ESTÃO EM ADÃO


 


 


 

Objetivo da lição: Deixar claro quais são as características que diferenciam os salvos dos não salvos.


 


 


 

A- As diferenças entre os que nasceram e os que não nasceram de novo


 

Com relação a este tópico, é relevante esclarecer que os versículos de 5 à 8 de Romanos 8 não estão falando de dois tipos diferentes de crentes – os que andam segundo a carne e os que andam segundo o Espírito. Antes, essa passagem descreve as diferenças básicas entre aqueles que ainda estão na “carne” (não-salvos) e aqueles que nasceram de novo. Portanto, este texto deve ser interpretado da mesma maneira que 1João 3:4-10.

Todos aqueles que nasceram de novo são capazes de obedecer aos mandamentos de

Deus, pois não estão mais sob o domínio de suas mentes e desejos antigos e perversos, os quais ainda estão neles. Agora, o Espírito Santo vive neles a fim de capacitá-los a obedecerem a vontade de Deus. Eles são um com Deus e têm a vida eterna (Rm 8:4). Já aqueles que nunca experimentaram o novo nascimento têm apenas sua velha mente que é constantemente controlada por seus próprios desejos e idéias pecaminosos. Eles são hostis a Deus e a todos os caminhos do Senhor, e por isso estão mortos para Deus (Rm 8:5-8).

Os nascidos de novo não estão mais sob o controle de suas velhas mentes. Porém, essa velha mente não se foi. Ainda está dentro deles, e ainda é tão perversa como antes. E continuam sujeitos aos problemas que o corpo pode sofrer como doença e morte. A diferença é que por serem habitados pelo Espírito de Deus, possuem um novo mestre, que os domina e controla (Rm 8:8-10).

Apesar de nossos corpos terem a morte dentro de si serão salvos do controle dela. Todos os corpos dos crentes que ainda estiverem vivos quando Jesus voltar serão transformados pelo Espírito Santo. E os corpos dos crentes que já tiverem morrido quando Jesus voltar serão ressurretos pelo Espírito Santo e libertos da morte para sempre.


 


 


 


 

B- A responsabilidade daqueles que já nasceram de novo


 


 

Apesar de termos o espírito em nós para nos ajudar a fazer a vontade de Deus, somos responsáveis por submetermos nossos corpos a Deus e vivermos só para ele (Rm 8:10-11).

Não devemos viver sob o domínio do pecado porque aqueles cujo costume é viver sob a inclinação dos antigos desejos pecaminosos estão se encaminhando para a eterna separação de Deus (Rm 8:13). Deus vive agora em nós através de seu Santo Espírito e ele deseja nos controlar o tempo todo.