LIÇÃO V-O CRISTÃO EM CRISTO

23/03/2011 20:56

 

LIÇÃO V

O CRISTÃO EM CRISTO


 


 


 


 

Objetivo da lição: Perceber que todos os crentes participam da morte e ressurreição do Senhor Jesus, e que por isso estão livres do poder da morte e do pecado.


 


 


 

A- Todos os crentes morreram para o pecado


 

O capítulo 6 de Romanos começa com uma indagação de Paulo aos crentes. Isso porque ele havia dito que o amor e a graça de Deus são maiores que a pecaminosidade do homem. Depois de ter dito isso, Paulo sabia que algumas pessoas pensariam que ele estava ensinando que pelo fato da graça, amor e perdão de Deus serem bem maiores que a pecaminosidade humana, deveriam continuar a pecar para que Deus mostrasse mais e mais sua graça e seu amor, perdoando-os (Rm 6:1-2). Isso contrariaria totalmente o plano de Deus. Já que, por estarmos unidos em Cristo, morremos para o pecado.


 


 

B- Todos os crentes foram batizados em Jesus Cristo


 

O Espírito Santo nos uniu a Cristo para que, da mesma maneira que compartilhávamos de todas as coisas com Adão, agora compartilhássemos de tudo com o Senhor Jesus. Os crentes de Roma deveriam se lembrar que tinham sido batizados em Cristo pelo Espírito Santo e que quando estavam em Adão, compartilhavam de sua morte, isto é, a separação de Deus, e também de sua escravidão ao pecado e à morte. Mas agora unidos em Jesus, compartilham de sua morte, que garante a separação do controle do pecado e da morte (Rm 6:3).

Através do batismo na água, mostramos que já tínhamos nos unido a Jesus pelo Espírito Santo, e que agora compartilhamos de todas as coisas com ele. Ao mergulharmos evidenciamos nossa morte para a carne e o pecado, e ao sairmos da água, mostramos que também compartilhamos de sua ressurreição e também de sua vida (Rm 6:4-5).


 


 

C- Todos os crentes devem saber que já foram crucificados e ressurretos com Cristo


 

Deus quer que tenhamos a certeza de que o nosso velho homem, isto é, a antiga pessoa que éramos quando estávamos em Adão, morreu com o Senhor Jesus Cristo (Rm 6:67). Ele tornou-se o nosso representante, e através de sua morte fez tudo o que era necessário para nos livrar do castigo e do poder do pecado (Rm 6:8-10). Por exemplo, se uma árvore morre o que acontece com seus galhos? Eles morrem também. Mas se a árvore volta a ter vida, juntamente com ela seus galgos revivem. Nós somos beneficiados por Cristo. Sua morte é nossa morte, bem como sua vida também é nossa vida (Rm 6:11)!


 


 

D- Todos os crentes devem entregar-se a Deus e não ao pecado


 

Devemos viver como pessoas que são verdadeiramente livres do poder do pecado. O pecado não pode mais usar nossos corpos, a não ser que nós mesmos escolhamos deixar que ele os use. Para vivermos plenamente esta liberdade precisamos deixar que Deus nos controle em tudo o que pensamos, dizemos e fazemos (Rm 6:12-14)