LIÇÃO III-A JUSTIÇA DE DEUS RECEBIDA PELA FÉ

23/03/2011 20:44

 

LIÇÃO III

A JUSTIÇA DE DEUS RECEBIDA PELA FÉ


 


 


 

Objetivo da lição: Deixar claro que a salvação é concedida por meio da fé, para todo o que crê, e não pela prática da lei


 


 


 

A- A lei prova que todo mundo é culpado perante Deus

Paulo deixa claro aos crentes de Roma que toda a pecaminosidade do homem é revelada pela lei (Rm 3:19). Diante de Deus, o juiz de todo o mundo, todos devem calar-se porque ninguém pode dizer alguma coisa que prove que não é pecador e que não deveria ser condenado.

Muitos se apoiam na crença de que ao praticarem a lei são vistos como justos diante de Deus. Mas, a lei não pode salvar, pois ninguém pode obedecê-la perfeitamente (Rm 3:20). A lei foi dada para que as pessoas tomassem consciência de sua pecaminosidade e incapacidade de viverem uma vida que agrade a Deus. A única utilidade da lei é mostrar o quanto somos pecadores.


 


 

B- A justiça de Deus em Jesus Cristo é para todos os que creem

Ninguém pode livrar-se a si mesmo do pecado e tornar-se justo e aceitável a Deus. Apesar de nosso esforço humano, a justiça diante de Deus não recebida através da obediência à lei (Rm 3:21). Mas, o fato de cremos no sacrifício substitutivo do Senhor Jesus na cruz, é que nos justifica diante do Senhor Deus. Jesus é a nossa justificação. Ainda somos pecadores, mas agora, “vestidos” com a justiça de Cristo (Rm 3:22-24). Não há merecimento. Deus faz isso apenas porque ele é misericordioso e gracioso.


 


 

C- O justo pagamento exigido por Deus para o perdão dos pecados

Durante a época do Velho Testamento Deus disse àqueles que confiavam nele para trazerem animais como oferta pelos seus pecados. Ele perdoaria o pecado de todos que oferecessem animais, caso se arrependessem e confiassem em sua promessa de enviar um libertador. Deus fez isso por saber que Jesus viria e pagaria completamente por todos os seus pecados (Rm 3:25-26).

Hoje, após a vinda de Jesus, a justiça de Deus é recebida somente pela fé em seu filho. Nós recebemos essa aceitação como um presente. A Deus é que devemos agradecer e louvar; nada temos do que nos vangloriar (Rm 3:27-28; Ef 2:8-9)

Há uma só salvação tanto para o judeu como para o gentio. Deus não tem diferentes meios de salvação para diferentes povos (Rm 3:29-30).

Paulo apresenta dois homens como exemplos de pecadores que foram aceitos como justos por Deus através da fé e não de suas obras, Abraão e Davi (Rm 4:1-3).

Deus aceitou Abraão como se fosse justo por que ele confiou na Palavra de Deus. Também faz uma citação dos escritos de Davi para lembrar aos judeus o que Davi cria e o que ele escreveu sobre esse assunto (Rm 4:4-8). Ele usou esses dois exemplos por saber o respeito e consideração que os judeus tinham por esses homens


 


 

D- Deus manteve as justas exigências da lei

Apesar de sermos salvos pela fé em Jesus e não por cumprirmos a lei, isso não significa que a lei tenha se tornado inútil. Ela ainda é útil para o propósito original que Deus lhe deu. O plano de salvação divino dado por Deus atende perfeitamente às exigências da lei. Jesus veio para cumprir aquilo que nós jamais poderíamos fazer (Rm 3:31).