Aula 9
Lição 9
Texto Bíblico: I Coríntios 9:1-18.
Tópico geral: A igreja deve suprir as necessidades de seus líderes.
A. Normalmente todos os que cumprem seus deveres podem usufruir de seus direitos.
Leia I Coríntios 9:1-7. Nenhum soldado sustenta a si mesmo; ele recebe suprimentos e salários de seu governo. O lavrador que trabalha na vinha pode comer o fruto produzido. O pastor espera conseguir leite e carne com o rebanho. Portanto é irracional esperar que a igreja local dê ajuda financeira a seu pastor? É interessante notar as três imagens adicionais do pastor apresentadas nessa passagem: ele é o soldado que protege a igreja e combate Satanás; é o lavrador que cuida do campo, ou da vinha , e aguarda o fruto; e é o pastor que guia e alimenta as ovelhas. O trabalho do pastor nunca é fácil! Se ele nos abençoa com coisas espirituais , devemos mostrar gratidão ao compartilhar coisas materiais(Versículo 11).
B. A lei do antigo testamento.
Leia I Coríntios 9:8-14. Paulo refere-se a Deuteronômio 25:4. Na prática do Antigo Testamento, o boi caminhava sobre os feixes para tirar a caspa do trigo, ou seja, para debulhar o cereal. Aqui, e em I Tessalonicenses 5:18, Paulo usa essa lei para ilustrar o princípio estabelecido no versículo 11. Se o boi se beneficia de seu trabalho físico, os servos de Deus também não devem se beneficiar se seu trabalho espiritual? O lavrador e o segador trabalham na esperança de compartilhar da colheita.
A lei permitia que os sacerdotes ficassem com parte generosa das ofertas do altar. Eles pegavam parte das ofertas queimadas, toda a carne(exceto a gordura) das ofertas pelo pecado; em sua maioria, essas ofertas eram de carne, o peito e a coxa direita dos sacrifícios pacíficos, além de várias primícias, dízimos e ofertas especiais. O povo compartilhava com generosidade, se eles servissem com fidelidade.
C. Paulo abre mão de seus privilégios.
Leia I Coríntios 9:14-18. Leia também Mateus 10:10 e Lucas 10:7. Paulo não diz que esses privilégios são errados, embora, ele mesmo não os use. “Digno é o trabalhado do seu salário”. É certo os cristãos ajudarem os que lhe servem no Senhor.
Paulo, porém, abriu mão de seus privilégios e apresenta vários motivos por que fez isso. Ele se orgulhava de pregar gratuitamente o evangelho da graça. Ele pregava o evangelho de livre vontade e se regozijava com esse privilégio. Como é trágico os cristãos verem suas responsabilidades como fardos, e não como bençãos.
PERGUNTAS:
-
Com quem o pastor é comparado?
-
Qual o princípio quanto ao sustento de nossos líderes?
-
O que o velho testamento trata sobre o assunto do sustento dos líderes da igreja?
-
Que privilégios tem um pastor?
-
Quais privilégios Paulo abriu mão? E porque ele fez isso?