Aula 8

23/01/2012 10:36

Lição 8

Texto Bíblico: I Coríntios 7:1-40.

Tópico geral: Nossos relacionamentos familiares se refletem diretamente em nossa vida na igreja.

 

A. Cristãos Solteiros.

Leia I Coríntios 7: 1,2,6,7,8,9. Paulo dá conselhos aos que não têm cônjuges, afirmando que melhor seria que permanecessem solteiros, ele traz uma nova perspectiva quanto a vida cristã. Sabendo, porém, que esta não é uma realidade para todos, pois nem todos conseguiriam viver uma vida de integridade espiritual(“É melhor casar do que abrasar-se”). Dentro desta visão Paulo vislumbra cristãos com mais tempo disponível para o obra do Senhor. Por não terem obrigações com cônjuges ou filhos, poderia-se dedicar com maior intensidade a fazer a vontade de Deus. É importante ressaltar que esta é uma escolha pessoal, não tendo o cristão obrigação nenhuma de viver desta forma(Versículo 6).

 

B. Cristãos casados com pessoas não-salvas.

Leia I Coríntios 7: 12-16. Paulo apresenta um problema que não foi discutido por Jesus. E nos aconselha a permanecer no casamento e usar de todas as oportunidades para tentar ganhar o cônjuge para Cristo. Porém se o descrente quiser o divórcio o cristão não está obrigado a continuar casado.

Neste ensinamento não há conflito entre o conselho de Paulo e o de nosso Senhor em Mateus 5:32. A questão é que o padrão divino não pode ser imposto a quem não é regenerado. Não há nada que o cristão possa fazer a não ser se submeter ao divórcio. O princípio mais importante é que Deus chamou-nos para a paz.

“Você, mulher, como sabe se salvará seu marido? Ou você, marido, como sabe se salvará sua mulher?”(I coríntios 7:16). A gramática grega sugere que Paulo tenha feito a pergunta esperando uma resposta negativa. Logo, não temos como saber, a não ser se resolvermos lutar pelo nosso cônjuge e esperar em Deus.

 

C. Solteiros que se dedicam a obra de Deus.

Leia I Coríntios 7:25-29; 36-38. O termo grego no versículo 5 refere-se tanto a homens como a mulheres. Porém o restante da passagem deixa clara a preocupação de Paulo com as jovens solteiras.

Por volta do segundo século, foram criados cargos importantes na igreja para virgens, viúvas e diaconisas. Uma vez que elas estavam livres dos deveres de esposa, podiam auxiliar os pastores e diáconos em batismos, no cuidado dos doentes e em outras obras de caridade. Por este motivo Paulo tenta incentivá-las a permanecerem solteiras. Se você consegue se controlar e se abster da vida sexual então permaneça solteiro, mas se é fraco para controlar sua vontade, então siga em frente e se case.

 

D. Responsabilidades do casamento.

Leia I Coríntios 7: 3,4,5. Marido e esposa tem o dever de manter relações sexuais um com o outro para que nenhum deles seja tentado por Satanás a ter relações fora do casamento.

Leia I Coríntios 7: 32,33,34,35. Um dos motivos por que Paulo permaneceu solteiro foi para dedicar-se totalmente ao serviço de Cristo. O chamado dele exigia muito e ele não queria causar sofrimento a uma esposa e a uma família por causa das exigências do Senhor que recaíam sobre ele.

Leia I Coríntios 7: 39-40. Aqui fica enfatizado mais uma fez que o casamento é para a vida toda. Não se pode desfazer o casamento por causa de alguma fantasia ou capricho. Certifique-se de se casar com um cristão e de que seu cônjuge é a pessoa que Deus escolheu para você. É uma infelicidade ver vidas jovens arruinadas por um casamento irrefletido e realizado sem demora.

 

 

PERGUNTAS:

  1. Qual o conselho de Paulo para os solteiros?

  2. Porque Paulo aconselha os solteiros a seguirem o celibato?

  3. Qual o princípio para o cristão que está casado com o cônjuge descrente?

  4. Porque os solteiros se dedicam mais a obra de Deus?

  5. Quais as responsabilidades do casamento?

  6. Casamento ainda é até que a morte os separe?