Aula 6

23/01/2012 10:34

Lição 6

Texto Bíblico: I Coríntios 6:1-11..

Tópico geral: Problemas entre crentes devem ser julgados por crentes.

 

A. O problema de litígio entre os crentes.

Leia I Coríntios 6:1. Não devemos entender mal e pensar que Paulo estivesse ensinando que não devemos reconhecer ou honrar o sistema judicial de nosso país. Não é isso o que ele quis dizer. Aprendemos na carta de Paulo aos Romanos que devemos obedecer ao governo porque Deus tem lhe autoridade. (Romanos 13:1-7). Porém existi um princípio descrito nesta passagem de Coríntios, o de fazer tudo o que pudermos para resolver nossos problemas entre nós crentes, pois temos o justo juiz que pode julgar nossa causa e nos levar a um consenso. Não sendo necessário nos expor em julgamento secular.

 

B. Razões pelas quais os crentes devem ser capazes de resolver suas próprias diferenças.

Leia I Coríntios 6:2-6. É nossa responsabilidade julgar os assuntos relacionados à igreja. Esses não devem sair de dentro da igreja e serem expostos para descrentes. Primeiro porque eles estão cegos e perdidos não tendo condições alguma de nos julgar. E segundo pelo mal testemunho que isso acaba gerando para nós crentes.

A Bíblia relata que nós julgaremos o mundo e até aos anjos decaídos, será possível, então, que não temos condições de resolver nossos problemas e desavenças pessoas de maneira justa e honesta, sem que, para isso o nome do nosso Senhor fique exposto diante de pessoas não-salvas?

 

C. É melhor sofrer o dano do que ir perante os não-salvos.

Leia I Coríntios 6:7-8. Quando fomos salvos, Deus começa a trabalhar em nossas vidas, tirando princípios de vida errôneos e nos moldando a viver a vida de Cristo em nós. Cristo nos ensina a deixar nosso egoísmo de lado, a se for necessário deixar-se esbofetear, se quiserem tirar algum bem material, dê-lhe o que ele quer, e dê mais outro(Mateus 5:38-42). Abrir mão de suas opiniões, de seus bens, de sua vida em favor de outro, foi exatamente o que Cristo fez por nós. E se temos a vida de Cristo em nós, logo temos fazer o que Ele faria(Gálatas 2:20).

 

D. A grande diferença que Deus tem estabelecido entre salvos e não-salvos.

Leia I Coríntios 6: 9-11. Os coríntios pareciam ter se esquecido da nova posição que Deus lhes havia dado em Cristo e a diferença que havia estabelecido entre eles e os não-salvos. Muitas vezes agiam como descrentes. Procediam como se Deus não odiasse o pecado e não fosse puni-lo.

Todos os filhos de Deus foram lavados. Isso significa que quando nascemos na família de Deus, todos os nossos pecados foram removidos de diante dos olhos de Deus. Através do sangue de Cristo nossos pecados foram perdoados e fomos separados para vivermos somente para Ele. Cristo morreu para nos libertar do poder do pecado a fim de que não lhe obedeçamos como se fosse nosso mestre.

Apesar de terem sido salvos, perdoados e aceitos por Deus, os corintios e muitas vezes nós, agimos como se tivéssemos o direito de viver para agradar a nós mesmos. Nossa vida agora pertence ao nosso Senhor(DONO) Jesus Cristo, e Ele faz dela o que Ele quiser.

 

 

PERGUNTAS:

  1. Sobre qual dos problemas em particular Paulo escreveu no início do capítulo seis?

  2. Paulo estava ensinando que não devemos reconhecer ou honrar o sistema judicial do nosso país?

  3. O que o cristão deverá fazer quando tiver desavenças com outros irmãos?

  4. Quais as duas razões que Paulo deu para mostrar que os crentes devem ser capazes de fazer decisões sábias sem precisarem ir a pessoas descrentes para obter julgamento justo?

  5. Qual deve ser nossa atitude diante de injustiças contra nós?