Aula 4

23/01/2012 10:32

Lição 4

Texto Bíblico: I Coríntios 4: 1-13,20.

Tópico geral: Princípios básicos da vida na igreja.

 

 

A. Só quem pode julgar é Deus. E Ele quem sabe quem é salvo ou não.

Leia I Coríntios 4:1-5. A Bíblia nos alerta quanto ao fato de haver trigo(salvo) e joio(não-salvo que parece ser salvo) no meio da igreja. Porém não é nossa responsabilidade identificar quem seja o “joio” e retirá-lo do nosso meio. A Palavra de Deus deixa claro que se tivermos esta postura arrancaremos também o “trigo”, pois os dois estão juntos. Esta é uma tarefa do único capaz de julgar as intenções do coração, Deus, o justo juiz. E que será realizado só no dia do Senhor, quando Ele vier separar o “joio” do “trigo”.

Não devemos ficar vasculhando a vida de nenhum irmão para saber se este é salvo ou não. Nós, porém, devemos estar preocupados em sermos fiéis a Deus cumprindo o que Ele nos determinou a fazer.

 

B. No Reino Deus o maior é o menor, e o menor é o maior.

Leia 1 Coríntios 4:6-13. No reino de Deus o que tem cargos de maior expressão deve entender que cargos no Reino de Deus correspondem a serviço, logo o que tem cargo de maior expressão são os que mais servem, mais se dedicam, mais abrem mão, mais suportam, mais se submetem. Os princípios no Reino de Deus divergem e muito dos princípios do mundo em que vivemos. Cristo é nosso maior exemplo, pois Ele mesmo declara: “Pois nem mesmo o Filho do Homem veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.”(Marcos 10: 45).

 

C. O Reino de Deus consisti de pessoas cheias do Espírito Santo.

Leia I Coríntios 4: 20. Jesus Cristo nos deixou uma promessa, de que nós faríamos obras maiores do que as que Ele fez. Conhecimento e poder andam de “mãos dadas” no Reino de Deus. Não podemos buscar um e negligenciar outro. Nós, em nossa igreja, temos o costume de privilegiar o conhecimento da Palavra de Deus, não que isso seja ruim, mas muitas vezes deixamos de lado a busca pelo PODER de Deus, ser cheios do Espírito Santo, transbordando do Seu poder também deve ser nosso alvo como igreja. Como está escrito: Vocês estão errados, pois não conhecem as Escrituras nem o poder de Deus!(Marcos 12:24). Portanto para não errarmos, devemos buscar os dois tanto o conhecimento da Palavra de Deus quanto o poder de Deus. E isso se refletirá automaticamente na vida da igreja.

 

 

PERGUNTAS:

  1. Quem é capaz de discernir as intensões do coração do homem?

  2. Qual deve ser nossa postura quanto a igreja de Deus?

  3. Qual o princípio do reino de Deus, que estudamos hoje,e que é completamente contrário ao princípio do mundo?

  4. Se queremos ser grandes no Reino de Deus o que devemos fazer?

  5. O que devemos buscar em Deus para edificação da igreja?