Aula 3
Lição 3
Texto Bíblico: I Coríntios 3:1-15.
Tópico geral: A responsabilidade dos crentes de trabalharem apenas para serem aprovados por Deus.
A. Os crentes coríntios ainda eram carnais.
Leia I Coríntios 3:1-4.Quando Paulo escreveu esta carta, os coríntios já eram crentes a bastante tempo, entorno de seis anos. Apesar disso, eles ainda eram como recém-nascidos em Cristo, tanto no entendimento quanto na maneira de viverem. Mesmo que fossem espirituais, por terem nascido de novo, Paulo não podia ensiná-los como pessoas maduras espiritualmente , pois eram carnais, pensavam e agiam como descrentes.
Quando nos convertemos ao Senhor Jesus ainda agíamos e pensávamos como descrentes. Mas à medida que escutamos a palavra de Deus e permitimos que o Senhor mudasse nossos pensamentos, passamos a crescer, amadurecemos. Começamos a entender a Vontade de Deus. Ao passo que permitimos que o Senhor mudasse nossos pensamentos nosso comportamento também começou a mudar. Como já estudamos em Romanos 12:1-2 e Efésios 4:11-12.
B. Todos nós somos servos de Deus e cooperadores uns dos outros.
Leia I Coríntios 3:5-11. A igreja pertence ao seu Senhor que é Cristo. Ele é o cabeça, quem governa, quem dá o crescimento e direciona. Nós somos colaboradores, com nossos dons e talentos, fazendo a vontade de nosso Senhor e Salvador, pois a obra é dEle. Todos somos importantes, nosso trabalho deve ser valorizado, mas jamais deve tomar o lugar do nosso Deus, afinal de contas, Ele é tudo em nós. Tudo por Ele, para Ele, por meio dEle.
C. As obras dos crentes serão testadas pelo fogo.
Leia I Coríntios 3: 12-15. Deus tem nos dado dons, talentos e com eles vem responsabilidades. Temos que prestar contas a Deus, sobre o que temos feito e como temos feito.
Se o nosso trabalho para o Senhor foi feito de acordo com Sua Palavra, será como ouro, prata e pedras preciosas. Nossas obras não se queimarão. O que tivermos feito para o Senhor resistirá o teste do julgamento de Deus e receberemos dEle um galardão. Entretanto, se o Senhor, ao examinar o trabalho que realizamos, descobrir que não trabalhamos de acordo com suas instruções, nosso trabalho será como madeira, feno e palha. Não será aceito por Ele. Tudo será queimado. Sem valor algum.
É importante entender que Paulo aqui não trata de condenação, não é a pessoa que será queimada, mas sim suas obras. Não há mais condenação para os que estão em Cristo (Romanos 8:1). Porém estes crentes não serão recompensados pelo Senhor.
Isso serve de advertência para todos nós a fim de que façamos tudo de acordo com a Palavra de Deus.
PERGUNTAS:
-
Como Paulo sabia que os coríntios ainda eram bebês em Cristo?
-
Um joga a semente, outro rega, mas quem é que dá o crescimento?
-
Por que Paulo advertiu aqueles que estavam ensinado em Corinto a serem cautelosos no trabalho que estavam realizando?
-
Do que Paulo estava tratando quando disse “...mas esse mesmo será salvo, como alguém que escapa do fogo.”(I Coríntios 3:15)?