Aula 3

13/05/2011 09:54

 

LIÇÃO III

NOSSO DESEJO AOS OUTROS CRENTES


 

Objetivo da lição: Mostrar qual deve ser nossa expectativa em relação aos nossos irmãos em Cristo.


 

  1. Paulo agradece a fé e amor dos efésios.

A fé é muito importante para o filho de Deus, pois se uma pessoa recusa crer no que Deus diz, está tratando-o como mentiroso, não digno de credibilidade. Paulo também agradece pelo amor desprendido dos efésios; embora o amos de Deus ser muito diferente do amor comum. Deus ama as pessoas mesmo quando elas não o amam, e mesmo que digam e façam coisas más contra Ele.

Por isso, desde que ouvi falar da fé que vocês têm no Senhor Jesus e do amor que vocês têm por todos os irmãos na fé, não paro de agradecer a Deus por causa de vocês. Eu sempre me lembro de vocês nas minhas orações.” Ef. 1:5


 

  1. Paulo roga por sabedoria e revelação aos efésios.

O Senhor deseja que continuemos a crescer em conhecimento, pois não seremos capazes de fazer as coisas que Deus deseja sem que venhamos a ter um entendimento de adultos. Mesmo que estudemos a palavra de Deus, não cresceremos no entendimento de nosso Pai celeste e de sua vontade, a não ser que o Espírito Santo nos ensine (Jo. 14:16-17 e 16:12-14).

E peço ao Deus do nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai glorioso, que dê a vocês o seu Espírito, o Espírito que os tornará sábios e revelará Deus a vocês, para que assim vocês o conheçam como devem conhecer.” Ef. 1:17


 

  1. Paulo roga para que saibam a esperança do seu chamado.

Quanto mais aprendermos sobre Jesus e sobre os planos de Deus para Ele e nós, mais forte crescerá em nossos corações o desejo da volta doi Senhor, pois assim estaremos com Ele para sempre e semelhantes a Ele seremos.

Peço que Deus abra a mente de vocês para que vejam a luz dele e conheçam a esperança para a qual ele os chamou. E também para que saibam como são maravilhosas as bênçãos que ele prometeu ao seu povo” Ef. 1:18


 

  1. Paulo roga para que compreendam o poder de Deus neles.

Precisamos compreender o poder de Deus e a forma como opera através de nós. Precisamos entender que todas as coisas que Deus fez em, e através de Jesus, fará o mesmo conosco, através do Espírito Santo.

e como é grande o seu poder que age em nós, os que cremos nele. Esse poder que age em nós é a mesma força poderosa que Ele usou quando ressuscitou Cristo e fez com que Ele se sentasse ao seu lado direito no mundo celestial.” Ef. 1:19-20

Se em vocês vive o Espírito daquele que ressuscitou Jesus, então aquele que ressuscitou Jesus Cristo dará também vida ao corpo mortal de vocês, por meio do seu Espírito, que vive em vocês.” Rm. 8:11


 

  1. Paulo roga que conheçam o Senhorio de Cristo Jesus.

Precisamos entender que Deus exaltou o Senhor Jesus acima de tudo e de todos, para todo sempre. Ele deu a Jesus a posição de cabeça de sua igreja, isso quer dizer que Jesus é a autoridade absoluta sobre nós.

Cristo reina sobre todos os governos celestiais, autoridades, forças e poderes. Ele tem um título que está acima de todos os títulos das autoridades que existem neste mundo e no mundo que há de vir. Deus colocou todas as coisas debaixo da autoridade de Cristo e deu Cristo à Igreja como o único Senhor de tudo. A Igreja é o corpo de Cristo; ela completa Cristo, o qual completa todas as coisas em todos os lugares.” Ef. 1:21-23