Aula 2

23/01/2012 10:29

Lição 2

Texto Bíblico: I Coríntios 1: 19-31 e 2: 1-16.

Tópico Geral: Deus, na sua sabedoria, revela Seu poder através de coisas que o mundo considera tolas.

 

A. Deus usa a loucura da pregação para salvar aqueles que crêem.

Leia I Coríntios 1:21. Muitos judeus tinham orgulho do seu conhecimento sobre o Velho Testamento e Deus. Contudo, apesar de todo o seu conhecimento, não haviam ainda chegado a conhecer e confiar somente em Deus para a salvação Os romanos, gregos e todos os povos do mundo também tinham homens sábios que diziam conhecer a verdade. Todavia, nenhum deles, pela sua própria sabedoria, conseguiu descobrir quem é Deus, como conhecê-lo e como estabelecer um relacionamento certo com Ele.

PROFESSOR: Note Romanos 1:23;2:17-29;10:2-3.

Deus na Sua sabedoria, nunca permitiu que o homem soberbo e vil chegue a conhecê-lo pela sua própria sabedoria. Deus tem Se revelado pela pregação de Sua Palavra. Desde o início do mundo, tem simplesmente exigido que o homem creia na Sua Palavra se quiser conhecê-lo e ser salvo.

Leia I Coríntios 1:22-25. Deus não planejou usar sinais para persuadir outros a crerem nEle. Salva pecadores trazendo-os à fé pela simples pregação do Evangelho através de pessoas comuns, que na maioria não são consideradas como os sábios deste mundo.

Ainda há muita gente que diz que acreditará quando vir algum sinal de Deus. Dizem eles: “Se Deus nos der um grande e poderoso sinal de que Ele existe e que Cristo é o libertador, então creremos.” Em vez disso Ele deu a Sua Palavra para ser ouvida e acreditada. Se recusarem crer na Palavra dEle, nunca receberão a vida eterna.

Até as coisas que Deus diz e faz , consideradas loucura pelo homem, são muito mais sábias do que qualquer coisa que eles imaginaram. O que para os judeus e gentios incrédulos e orgulhosos parecia ser loucura de Deus, ao consentir que os inimigos de seu Filho O crucificassem, na verdade foi o sábio plano de Deus, muito mais sábio do que o homem poderia planejar. Esse plano divino que parecia loucura para os homens orgulhosos, foi a única maneira possível para o pecador ser liberto da morte. Mesmo parecendo ao homem incrédulo que Deus é fraco e que foi vencido, Ele ainda é muito mais forte do que o mais poderoso homem. Pendurado na cruz, o Senhor Jesus parecia estar desamparado e Deus, aparentemente, não podia salvá-Lo. Deus ainda estava no controle e realizando o Seu poderoso plano para salvar todos os que cressem.

 

B. Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para mostrar ao mundo orgulhoso e incrédulo que a sabedoria dele é inútil.

Leia I Coríntios 1: 26-29. A maioria dos apóstolos de Jesus não tinha muita influência nem cultura. Os líderes cultos e orgulhosos do mundo os consideravam insignificantes e ignorantes, mas o senhor Jesus usou-os como servos para pregar a Sua Palavra.

PROFESSOR: Note I Timóteo 6:6-10.

Há muitos jovens, adolescentes, e até adultos que procuram viver normalmente, mas se sentem tolhidos pela timidez e pelo medo de relacionar-se. É difícil saber qual é a causa de tais sentimentos. Muitas pessoas procuram a ajuda de profissionais competentes e conseguem superar suas dificuldades. Muitos julgam que a timidez é um monstro terrível e invencível. Não é verdade! Além de existirem tratamentos apropriados, que ajudam a pessoa a vencê-la, jamais podemos esquecer que o Senhor, que nos criou nos conhece, pode usar as nossas aparentes deficiências e transformá-las em algo positivo para a nossa vida. Só quando temos consciência de que, mesmo sendo fracos, Deus nos faz fortes, é que conseguimos nos entregar em suas mãos para que Ele nos use com a força do seu poder em nós. Dessa maneira, toda glória é dada somente a Ele.

Portanto, quer sejamos cultos ou não, nunca devemos confiar em nós mesmos quando servimos ao senhor. Não podemos realizar nada sozinhos. Somente em submissão ao Espírito Santo é que Deus pode usar-nos para trazer pecadores à salvação, e firmar aos filhos dEle na fé e na obediência.

 

C. A sabedoria e todas as bençãos espirituais foram dadas em Cristo aos crentes.

Leia I Coríntios 1:30-31. Nenhum de nós, nem o mais culto, tem sabedoria necessária para fazer a obra do Senhor. Contudo, no instante em que confiamos no Senhor Jesus, Deus enviou o Espírito Santo para viver em nós e nos unir ao Senhor Jesus para participarmos com Ele da Sua vida maravilhosa. Através de Sua vida em nós, temos a sabedoria necessária para fazer a vontade de Deus. Ele é tudo em nós.

Os coríntios foram tolos, exaltando certos pregadores como se estes, pela sua sabedoria e capacidade de pregar, lhes tivessem trazido salvação. Qualquer capacidade que Paulo, Apolo ou Pedro tinham, havia-lhes sido dada por Deus. E o que qualquer filho de Deus tem feito ou possa fazer para serví-lO tem sido possível porque Deus habita nos seus escolhidos. Portanto não devemos confiar em nós mesmos, nem nos orgulharmos ou nos vangloriarmos daquilo que nós ou qualquer outro filho de Deus possa fazer. Temos que depender do senhor em tudo que fazemos e dar somente a Ele todo o louvor e graças por qualquer coisa que nós ou outros somos capazes de fazer para serví-lO.

 

D. O Homem natural e o Homem espiritual.

Leia I Coríntios 2:14-16. Uma pessoa natural é alguém que não é nascido de novo. Mesmo que ela seja sábia quanto às coisas do mundo, ainda não poderá entender as coisas do ponto de vista de Deus.

Um homem espiritual é uma pessoa nascida de novo, porque ouviu e creu na Palavra de Deus, e lhe foi dada vida pelo poder do Espírito Santo.

Antes de nascer de novo seus pensamentos e ideias eram iguais aos de seus amigos e/ou familiares não-salvos. Porém, ao se tornar filho de Deus, o Espírito Santo começou a mudar sua maneira de pensar, para que comece a raciocinar e entenda as coisas como o Senhor Jesus. Para que então cheguemos a plenitude, que é termos a mente de Cristo. Pensar como Cristo é começo para a transformação de nossas vidas, pois nossas atitudes estão baseadas em nossos pensamentos, logo se pensamos como Cristo, agimos como Ele.

 

 

PERGUNTAS:

 

  1. O que nem judeus e nem gentios não conseguiram descobrir pela sua própria sabedoria?

  2. O que Paulo quis dizer quando falou:”...porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens...”?

  3. Porque Deus escolheu aqueles que o mundo considera loucos e insignificantes para fazer a Sua obra?

  4. O que as Escrituras querem dizer com o termo “...o homem natural...”?

  5. O que é um homem espiritual?