Aula 13

23/01/2012 10:43

Lição 13

Texto Bíblico: I Coríntios 13:1-13.

Tópico geral: O caminho mais excelente: o amor.

 

A. A futilidade dos dons sem o fruto do Espírito, o amor.

Leia I Coríntios 13:1-3. Veja como Paulo lança mão de alguns dons espirituais mencionados em I Co 12:8-10 e mostra como são vazios se não houver amor. Sem amor, o falar em línguas é só barulho. O profeta não é nada se profetizar sem amor. Também podemos aplicar isso ao conhecimento(percepção espiritual imediata dada pelo Espírito) e à fé. Paulo não desvaloriza esses dons; apenas enfatiza que, se não houver amor na vida do cristão que exercita seus dons, eles não terão um efeito benéfico sobre o indivíduo ou a igreja. Podemos até sacrificar nosso corpo, porém esse ato não levará a nada se não for uma expressão do amor cristão. O amor é a medida de todas as coisas.

Fica evidente que os coríntios usavam seus dons e ofícios espirituais com espírito de competição, não de amor. A igreja estava dividida, e a situação piorava, pois os mesmos dons espirituais que deviam ser usados para edificar a igreja causavam mais mal que bem! Pregar sem amor é apenas barulho. Orar sem amor é fala vazia e sem sentido. Doar sem amor é apenas um ato religioso. Sendo assim, não é de admirar que Cristo tenha perguntado a Pedro: “Tu me amas?”(Jo 21:17).

 

B. A natureza do amor.

Leia I Coríntios 13:4-7. Paulo começa a descrever as características do amor.

O amor é sofredor, ou tolera pessoas de quem é fácil desistir. É benigno, ou seja, trata bem as pessoas que nos tratam mal. O amor não é invejoso(do grego Zeloo), não trata com leviandade, nem se ensoberbece. Promove-se a si mesmo foi uma praga que contaminou Corinto e que nos desafia hoje.

Portar-se com indecência significa agir de um modo injusto ou impróprio, como discutiu Paulo em I Coríntios 7:36.

Busca( do grego Zeteo) os seus interesses. Uma pessoa que ama dispõe a pôr de lado seus próprios planos ou direitos pelo bem do outro. Não se irrita se refere a não se exasperar nem ser excessivamente melindroso com os outros; quer dizer não irar-se facilmente.

Não suspeita mal. Quando amamos uma pessoa, não imaginamos de imediato nada de mal da parte dela. Além disso, se entendermos suspeitar(logizomai), ou pensar, como um termo que sugere prestar contas, o texto significa que não fazemos registro nem um relatório das maldades que nos são feitas.

Não folga com a injustiça[...]folga com a verdade. O amor não tem prazer no mal, de forma alguma. Quem ama não se alegra diante da queda de um irmão ou de uma irmã. Pelo contrário, o amor tem prazer em tudo o que expresse o evangelho, tanto em palavras, como em obras.

Tudo sofre[...]crê[...]espera[...]suporta. O significado literal da palavra usada para suporta é apoia. O amor é o fundamento de todos os atos que agradam a Deus. O amor crê que todas as coisas nesse amor nunca desistem e nunca perdem a esperança. O amor suporta qualquer dificuldade ou rejeição. Diante da confrontação, o amor simplesmente persiste. Amar é o grande mandamento(Compare Jo 13:34,35).

 

C. O caráter eterno do amor em contraste com a temporalidade dos dons.

Leia I Coríntios 13:8-13. Paulo concentra-se em três dons para mostrar que todos os dons são temporários.

Profecias, serão aniquiladas. A palavra traduzida por aniquiladas(Katageo) está na voz passiva. A tradução literal é as profecias serão interrompidas.

Línguas, cessarão[...]ciência, desaparecerá[será suspensa]. Profecia e ciência (que estão entre os 12 dons do Corpo para edificação) existem em parte( do grego ek merous). Eles, com todos os dons do capítulo 12, servem ao Corpo de Cristo, mas somente por hora.

Conhecemos em parte, profetizamos em parte. Esses dons considerados em parte(ek merous) continuarão até quando vier o que é perfeito( do grego teleios, completo) (v.10). A perfeição em vista aqui tem sido interpretada de maneiras muito diferentes: (1) o fim da era apostólica, na qual as doutrinas centrais da Igreja foram reveladas e ensinadas; (2) o fim do cânone das Escrituras, que assegurou a fonte inspirada e fidedigna de toda a doutrina cristã verdadeira, e (3) a segunda vinda de Cristo, momento no qual o papel e o relacionamento de todos os cristãos e a Igreja serão transformados, e o que é parcial não será mais necessário. Este tempo do fim (seja qual for a visão aceita) supera e substitui todos os dons considerados em parte. Ao contrário deles, o amor dura para sempre.

Menino foi usado cinco vezes no versículo 11. Paulo utilizou a passagem da infância à fase adulta como uma ilustração para explicar seus comentários nos versículos 8-10. É normal e esperado que uma criança aja e pense como tal. Mas, quando uma pessoa se torna adulta, ela precisa abandonar as ações e os brinquedos da infância.

Agora(usado duas vezes), vemos por espelho em enigma. É provável que o espelho seja a revelação de Deus, que, embora incompleta, está acompanhada por estes três dons. Mas, então(usado duas vezes em harmonia com agora) refere-se ao perfeito, quando conheceremos como somos conhecidos. Portanto, não haverá necessidade dos dons no Corpo.

A fé, a esperança e o amor são virtudes cristãs permanentes, mas o amor, claramente vem antes das outras duas. A fé é o fundamento(Hb 11:6), e o amor é a pedra principal. A doutrina é o alicerce (I Co 3:10; Jd 3), o amor é a expressão prática que atrai outros( Jo 13:35).

 

PERGUNTAS:

  1. Como os dons espirituais estavam sendo utilizados em Corinto?

  2. Qual o princípio básico do evangelho de Cristo?

  3. Quem foi o maior exemplo de amor Ágape(Amor sacrificial)?

  4. Quais as características do amor?

  5. Qual a maneira adequada para se utilizar os dons?