Aula 12

23/01/2012 10:42

Lição 12

Texto Bíblico: I Coríntios 12:1-31 e 14:1-40.

Tópico geral: Muitos membros que formam um só corpo. Um só corpo mas com muitas funções.

 

A. Diferentes dons espirituais são dados pelo mesmo Espírito para o bem de todo o Corpo.

Leia I Coríntios 12: 1-13. O principal problema na igreja de Corinto era a divisão. Facções, egoísmo governavam estes crentes carnais e imaturos. Paulo, então, aborda tais assuntos para confrontar a maneira errada como estes crentes entendiam vida cristã e os dons espirituais.

Na igreja vemos celebrada a diversidade, os membros são diferentes uns dos outros contudo trabalham juntos em favor do funcionamento ideal do corpo. Compartilhamos a mesma crença, servimos ao mesmo Deus, e nossos dons servem para edificação do mesmo corpo(O CORPO DE CRISTO). Os dons espirituais nos são concedidos para o benefício da igreja como um todo e não para usufruto do cristão individual.

 

B. Todos os membros são necessários para o bom funcionamento do Corpo.

Leia I Coríntios 12:14-26. Nunca devemos tratar qualquer crente como se fosse sem importância. Nem devemos dizer que nós mesmos não temos trabalho proveitoso a fazer na igreja. Todo membro tem um lugar e um trabalho necessário no Corpo, a Igreja.

Alguns dos coríntios, acreditavam que somente determinados indivíduos com dons estavam, especialmente, em harmonia com o Espírito Santo, mas Paulo põe cada cristão em pé de igualdade no Espírito. O corpo é uma imagem magnífica da unidade e da diversidade ao mesmo tempo.

 

C. É Deus quem colocou os diferentes dons na Igreja de acordo com Seu plano e vontade soberanos.

Leia I Coríntios 12:27-30. É Deus quem decide qual será a posição de cada um no corpo. Os dons não são de acordo com nossas escolhas. Observe a diversidade na obra da Trindade: No versículo 11, o Espírito distribui cada um dos dons aos cristãos. Nos versículos 12-27, o Filho de Deus determina ao cristão o modo específico como o dom é manifestado no corpo. E no versículo 6, o Pai provê a força necessária ao cristão para o exercício de seu dom.

 

D. Os melhores dons devem ser desejados.

Leia I Coríntios 12:31. A tradução “procurai com zelo”(ARC) está correta, pois trata-se de um imperativo, uma ordem, ou poderia ser traduzida como uma indicação, uma afirmação do fato: Vós estais procurando os dons excelentes? A palavra grega zeloo, normalmente, um termo negativo, admite as duas ideias. A maioria dos intérpretes opta pelo imperativo, mas o indicativo é possível e corresponderia à correção que os capítulos 12-14 têm em vista. Em contraste com essa procura inútil, Paulo direciona os coríntios a um caminho mais excelente no capítulo 13, o caminho que consiste em exercer todos e quaisquer dons somente com amor.

 

PERGUNTAS:

  1. Para que Deus nos dá dons espirituais?

  2. Porque Paulo compara o funcionamento da igreja ao funcionamento de um corpo?

  3. Quem decide qual a posição que cada um terá no corpo de Cristo?

  4. O que Paulo nos ordena a fazer?

  5. Quais seriam os dons excelentes?

  6. Qual o dom de menor valor?