Aula 11

23/01/2012 10:40

Lição 11

Texto Bíblico: I Coríntios 11:20-32.

Tópico geral: Ensino para corrigir problemas na Ceia do Senhor.

 

A. A má conduta dos coríntios à mesa do Senhor.

Leia I Coríntios 11:20-22. Na igreja do primeiro século, a ceia do Senhor normalmente era precedida por uma refeição para comunhão, mais tarde conhecida como a Festa Ágape. No final, tantos problemas acompanhavam essas festas, que, no Concílio de Cartago (397 d.C.), elas foram estritamente proibidas. E foi o aconteceu em Corinto. Quando se ajuntavam, os corintios não comiam juntos; consequentemente, isso não podia ser chamado de comunhão, e o comportamento deles desonrava tanto ao Senhor, que a reunião dificilmente poderia ser chamada de ceia do Senhor. Alguns, na verdade, ficavam embriagados.

A Ceia nos lembra o favor de Cristo por nós. Atitudes egoístas revelam a falta de entendimento quanto ao seu significado. Paulo alerta ser impossível lembrarmos do corpo e do sangue do Senhor Jesus, o qual foi dado para salvar-nos e nos unir como um só corpo, formando a noiva de Cristo, enquanto agirmos de maneira desordenada e sem amor.

 

B. A ceia do Senhor conforme o ensino de Jesus.

Leia I Coríntios 11:23-26. Paulo transmiti aos coríntios os ensinamentos de Jesus sobre como conduzir de maneira correta a Ceia do Senhor. Aparentemente, Cristo deu pessoalmente instruções a Paulo a respeito da ceia do Senhor, enquanto este estava na Arábia, logo após sua conversão em Damasco.

É importante também que ensinemos à igreja e às nossas famílias a Palavra de Deus e não os nossos próprios pensamentos ou ideias. Mais importante que nossos pensamentos ou o que outros pensam, é o que DEUS diz.

Tomai, comei[...]partido” são palavras omitidas nos melhores manuscritos. “Isto é o meu corpo”. Sem dúvida, uma expressão não literária, mas figurativa. Ele estava ali, no meio dos discípulos, participando com eles do elemento do pão, que significa Sua encarnação.

“Que é[...]por vós”. Isso significa o caráter sacrificial e vicário da morte de Cristo. Ele é relembrado nesta mesa, não como um grande exemplo, ou mestre, ou profeta, mas como o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

“Fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim”. Contrastando com a reunião muitas vezes impensada e negligente dos cristãos coríntios em sua chamada festa do amor, Jesus pediu aos Seus discípulos: “Lembrai-vos de mim”.

“Anunciais a morte do Senhor, até que eu venha”. A ceia do Senhor remonta à morte de Cristo e aguarda Sua Segunda Vinda(Mateus 26:29; Marcos 14:25; Lucas 22:18).

 

C. A necessidade de auto-exame.

Leia I Coríntios 11:27-32. Indignamente se refere ao modo como uma pessoa participa da ceia do Senhor. Os coríntios estavam transformando a refeição em um momento para exagerarem na comida e se embriagarem, em vez de fazerem daquela ocasião um tempo para refletirem na morte e na ressurreição do Senhor Jesus Cristo. Muitas vezes, os cristãos pensam que seu comportamento negligente pode passar despercebido na igreja, mas isso é impossível. Se nosso coração não for correto diante de Deus, Ele tem de nos disciplinar a fim de nos trazer ao lugar de benção.

Dormem, neste contexto, refere-se à morte de cristãos(I Co 15:18; I Ts 4: 15,16). Esta passagem se refere a morte precoce, um castigo sofrido por alguns cristãos que não se examinavam à mesa do Senhor. Se nós nos examinarmos o Pai não precisará nos corrigir, mas se não estamos dispostos a fazer este autoexame, Deus mesmo irá corrigir-nos.

Na ceia do Senhor, temos que examinar três aspectos: examinarmos nosso interior e confessarmos nossos pecados; examinarmos nossos passado e relembrarmos o Calvário; examinarmos o futuro e aguardarmos com ansiedade o retorno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

HEBREUS 12:5-8.

 

 

PERGUNTAS:

  1. O que os coríntios faziam de errado quanto a ceia do Senhor?

  2. Qual a ideia principal na realização da ceia do Senhor?

  3. O que o pão representa?

  4. O que o vinho representa?

  5. Por quanto tempo os filhos de Deus terão de observar a Ceia do Senhor?

  6. O que significa comer e beber a Ceia do Senhor indignamente?

  7. Como devemos agir quando tomamos a Ceia do Senhor?

  8. Como o Senhor disciplinou alguns dos coríntios por suas atitudes egoístas e irreverentes?

  9. O que devemos fazer para que o Senhor não precise nos disciplinar?