Aula 10

23/01/2012 10:38

Lição 10

Texto Bíblico: I Coríntios 11:2-12.

Tópico geral: Autoridade espiritual.

 

A. Princípio de autoridade espiritual.

Leia I Coríntios 11:2-3. Cabeça, primeiro, significa autoridade quando usada no contexto de relacionamentos humanos. Alguns dizem que cabeça pode significar fonte ou origem, uma afirmativa que, agora, é rejeitada por autoridades no léxico* grego. Existe aqui uma hierarquia que não pode ser ignorada.

Deus estabeleceu funções diferentes para o homem e para a mulher. Paulo não está dizendo que por ter autoridade sobre a mulher o homem seja superior a ela. Assim como Deus exerceu autoridade sobre Cristo, mas ambos são um e iguais em poder, assim também o marido é autoridade sobre a esposa, mas ambos são iguais. A função do marido é liderar de forma amorosa a sua família, assim como Cristo lidera a Sua igreja. O bom líder é aquele que tem consciência de suas obrigações, responsabilidades e objetivos, sabendo estimular sua família a ir consigo. Exercer uma liderança amorosa não é fácil. Por isso, Deus criou uma ajudadora, a mulher, que deve colaborar com o homem, facilitando, cooperando, contribuindo com sua árdua função.

 

B. Problemas culturais.

Leia I Coríntios 11:4-9. Corinto era uma cidade imoral que tinha prostitutas cultuais, as “sacerdotisas” do templo. Essas mulheres utilizavam cabelos curtos, e esses cabelos curtos era forma de identificação quanto a profissão que exerciam(PROSTITUTAS). Além das prostitutas, mulheres viúvas, utilizavam a cabeça raspada, de maneira a serem facilmente identificadas como viúvas para qualquer um que as visse na rua. Por tais costumes culturais, Paulo adverti as mulheres cristãs de Corinto quanto ao cabelo curto. Pois seria identificadas como prostitutas ou viúvas, trazendo assim desonra ao esposo.

A maior lição tirada desta passagem é sobre o testemunho que estamos dando. Como as pessoas estão nos vendo e nos julgando? Pela maneira como nos vestimos ou falamos, será que não estamos sendo tachadas de prostitutas? Ou de homossexuais? Será que passamos a imagem de mulheres que não respeitam seus maridos, que não os valorizam? Ou será que passamos a imagem de homens sem autoridade, que não consegue conduzir bem sua família? Ou ainda de maridos que por não terem capacidade pra conduzir sua família, utilizam a força e o medo para tentar serem respeitados? E nossos jovens, que imagem passam para o mundo? Diz certo ditado popular: “A primeira impressão é a que fica”. Então, qual será esta impressão que estamos passando para os que estão a nossa volta?

 

C. Maior dificuldade enfrentada pelas igrejas hoje é falta de submissão as autoridades.

Leia I Coríntios 11:10-12. Ter um sinal de autoridade em nós. Essa passagem nos lembra a passagem de Filipenses 2:5-11. Onde nos alerta a termos a mesma atitude que a de Cristo, que se humilhou, se submeteu e cumpriu seu chamado. A vida de Cristo refletia a vida de quem ele estava submetido. Quem via Cristo via o Pai.

Será que estamos realmente disposto a nos submeter e obedecer, a ponto de se tornar visível aos outros? Uma vida de submissão deve ser notória, como um sinal, mais que véu ou roupas com mensagens bíblicas escritas,nossa vida tem que refletir quem nós servimos.

 

 

PERGUNTAS:

  1. O que significa a expressão “CABEÇA”, no contexto de relacionamentos?

  2. Qual o papel do homem?

  3. Qual o papel da mulher?

  4. As mulheres tem que usar véu?

  5. Que princípio paulo estava ensinando, quando utilizou o véu como exemplo?

  6. A quem devemos nos submeter?

 

*Léxico: Conjunto de palavras usadas numa língua.