Aula 1

23/01/2012 10:28

Lição 1

 

Texto Bíblico: I coríntios 1: 1-18.

Tópico Geral: O conselho de Paulo concernente às divisões na igreja de Corinto.

 

A. Os comentários introdutórios de Paulo.( I coríntios 1:1)

Apesar de Paulo ser o mensageiro especial de Jesus Cristo, estava sempre acompanhado por outros homens e, às vezes, por mulheres, nas suas viagens missionárias. Levava-os para aprenderem

com ele e ajudá-lo no trabalho.

Homens treinados, indo desta igreja para outros lugares ensinar a Palavra de Deus, devem encorajar outros a irem com eles. Desta forma poderão treiná-los para ensinar.

Leia I coríntios 1: 2-3. Paulo estava escrevendo a todos os crentes em Corinto que estavam confiando em Jesus e consequentemente haviam sido separados do mundo por Deus, a fim de viverem somente para Ele. Escreveu também a todos os que, em qualquer lugar, confiam no Senhor Jesus como seu Salvador. Paulo desejada que todos os crentes sempre gozassem da graça e paz que Deus nos tem dado através do Senhor Jesus Cristo.

 

B. Paulo deu graças a Deus pela Sua graça, dons e fidelidade à igreja de Corinto.

Leia I Coríntios 1:4. Paulo falou aos coríntios que dava graças a Deus pelo que Ele lhes havia feito. Primeiramente agradeceu a Deus porque apesar dos crentes coríntios terem sido pecadores anteriormente, estarem separados de Deus e serem merecedores do Seu castigo, mostrou-lhes Seu amor e perdão através do Senhor Jesus.

Leia I Coríntios 1:5-7. A próxima coisa que Paulo agradecia era que, enquanto a igreja de Corinto aguardava a vinda do Senhor Jesus para levá-los ao Céu, Deus lhes deu uma compreensão de Sua Palavra e a habilidade de transmitir esse conhecimento uns aos outros. Deus deu também à igreja daqui a capacidade de ensinar e ajudar uns aos outros a entender Sua Palavra. Através do Espírito Santo em nós, somos capacitados a ensinar.

PROFESSOR: Note Efésios 4:7,11-16.

Leia I Coríntios 1:8-9. Paulo lhes assegurou que o Senhor continuaria Sua obra neles até finalmente chegarem ao céu. Embora houvesse muitos problemas na igreja de Corinto, Paulo estava confiante de que Deus nunca os deixaria. Sabia que Deus finalmente continuaria a trabalhar nas suas vidas e que um dia os aceitaria no Céu perfeitamente justos no Senhor Jesus. Deus não inicia algo para depois desistir.

PROFESSOR: Note Romanos 8:1;28-29. E Filipenses 1:6.

 

C. Divisões na igreja.

Leia I Coríntios 1:10-16. Vimos nos primeiros nove versículos que Paulo encorajou os crentes, lembrando-os do suprimento divino de todas as suas necessidades. Depois começa a tratar dos problemas sobre os quais lhe haviam falado. Sendo o principal deles, a divisão a respeito da liderança a ser seguida.

Existe apenas um Senhor Jesus. Todos os filhos de Deus foram unidos nEle por um único Espírito Santo que vive em nós. Não devemos seguir líderes humanos como se fossem nossos salvadores, mas como nossos mestres da Palavra de Deus.

 

 

 

D. Paulo não dependia da sabedoria e capacidade humanas e sim da sabedoria e poder de Deus através do Evangelho.

Leia I Coríntios 1:17-18. A principal tarefa dada a Paulo pelo Senhor foi de pregar o Evangelho do Senhor Jesus Cristo. Paulo disse ter ensinado o Evangelho da maneira mais simples e direta que pôde, pois não dependia de sua própria sabedoria. Ele confiou em Deus para usar a verdade e o poder do Evangelho a fim de levar o povo a arrepender-se e crer.

Devemos igualmente ter fé absoluta no poder de Deus através do Evangelho. Ao ensinarmos a Palavra de Deus não devemos confiar nos argumentos sábios e convincentes do mundo. Embora apreciemos aqueles que nos ensinam a Palavra de Deus, não devemos exaltá-los como se nossa salvação e entendimento da verdade resultassem da sabedoria e capacidade deles. Todo louvor seja dado a Deus, pois foi Ele quem nos salvou pelo evangelho.

 

 

PERGUNTAS

 

  1. Porque Paulo escreveu I Coríntios?

  2. Porque Paulo primeiramente quis lembrá-los de que ele foi chamado para ser um representante especial de Jesus Cristo?

  3. Porque Paulo levava outros consigo quando pregava a Palavra de Deus?

  4. Porque Paulo dava graças a Deus quando se lembrava dos coríntios?

  5. Embora existissem muitos problemas na igreja de Corinto, do que Paulo tinha certeza?

  6. Qual foi o primeiro problema da igreja de Corinto, mencionado por Paulo?

  7. O que Paulo enfatizou como sendo o ponto principal para dissipar qualquer discussão em Corinto?